sábado, 13 de outubro de 2012

PROJETO FEIRA DO LIVRO.


Este projeto foi desenvolvido para a semana do aniversário de                          Jorge Amado.



                                         FEIRA DO LIVRO - 2012



 JUSTIFICATIVA:

      

A Feira do Livro 2012 é de grande importância, pois difunde a cultura através da literatura, socializando-a e democratizando-a em um ambiente aberto a todos, incentivando o hábito da leitura, falando ao público da importância da mesma, contribuindo, assim, para a elevação dos níveis de conhecimento, discernimento, embasamento cultural dos cidadãos.

Objetivo Geral:


Um dos objetivos da Feira do Livro é agregar o maior número de alunos em torno das questões da leitura, é uma forma de proporcionar que, cada vez mais, os educandos (discentes) e os docentes de diferentes segmentos desde educação infantil ao terceiro ano do ensino fundamental se integrem ao evento e se beneficiem das atividades oferecidas pela feira do livro.

Objetivo Específico:


- Formar leitores incentivando a leitura, aproximando o público do conhecimento amplo que os livros proporcionam;
- Divulgar o trabalho dos profissionais da Biblioteca Betty Coelho da Boca do Rio como forma de aproximar o aluno aos diversos gêneros literários;
- Estimular a produção literária entre as crianças participantes da Feira;
- Ampliar e proporcionar ao público oportunidades de acesso à cultura, incentivando sua valorização através da participação das atividades na Feira;
- Promover a difusão do livro estimulando sua circulação como elemento de informação, lazer e cultura;
- Enfatizar os benefícios proporcionados pela leitura de bons livros no campo emocional e pessoal;
- Desafiar os estudantes a superar seus próprios limites, aumentando e diversificando a realização da leitura de bons livros.

Metodologia/ Orientações:


  • O evento será realizado no dia 25/09/2012 (Quarta -feira), nos respectivos turnos.
  • Abertura do evento – Contação de história.
  • Os livros serão separados, por valores e gêneros textuais para facilitar o acesso das crianças aos livros.
  • O espaço que será realizado a Feira do Livro, será decorado com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Os livros serão separados, por valores já que estamos trabalhando também o sistema monetário, todas as crianças receberão “Cédulas de dinheirinho de brinquedo” e gêneros textuais para facilitar o acesso das crianças aos livros.
  • O espaço que será realizado a Feira do Livro será decorado com os personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo com algumas almofadas, colchões e tapete.
  • Cada professor ficará responsável pela sua turma, assim como as apresentações (Apenas um aluno irá apresentar-se).
  • O tempo de permanência será de trinta minutos por turma distribuídos da seguinte forma:
  • Primeiro momento matutino: A turma grupo 5 (Professora Lívia) e 1º Ano A ( Professora Regina). No segundo momento 2º ano (Professora Elisangela) e o terceiro momento: 3º Ano A (Professora Virgínia).
  • Primeiro momento vespertino: A turma grupo 4 (Professora Lívia) e Grupo 5 (Professora Edna Araújo). No segundo momento   
  • O início a partir de 09:30 h (matutino) e as 15:00 h (vespertino), tolerância de 15 minutos para o início da atividade.
  • O professor deverá registrar o nome do aluno que irá apresentar-se até o dia 03.09.2012 (Segunda-feira) e entregar na secretária.
  • O lanche será servido na sala apenas no dia da feira.
  • Cada aluno terá direito de um ou até dois exemplares.
  • Quantidade disponível para realização do evento: 382 livros, 60 revistas no total 442 entre livros e revistas.

Habilidades Educação Infantil:


v  Formação Pessoal e Social:

v  Cuida dos materiais de uso individual e coletivo.

Linguagem Oral e escrita:


v    Falar e escutar:

v    Usa a linguagem oral nas conversas e brincadeiras.

v    Ouve com atenção e respeita a fala do outro.

v    Elabora perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.

v    Reconta histórias conhecidas com aproximação das características da história original no que se refere a descrição de personagens, cenário e objetos com ou sem ajuda do professor.

Práticas de leitura:


v  Participa de situações de leitura realizada pelos adultos, interagindo com diferentes gêneros textuais, conto, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas, trava- línguas.

v  Observa e manuseia materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos.

v  Valoriza a leitura como fonte de prazer e entretenimento.

Matemática:

Números e sistema de numeração:

                  v  Utiliza a contagem oral nas brincadeiras e em situações nas quais as crianças reconheçam suas necessidades.

v  Identifica números nos diferentes contextos em que se encontram.

v  Relaciona à idéia de número a quantidade correspondente.

Grandezas e Medidas:


v Realiza experiências com dinheiro em brincadeiras ou situações de seu interesse.

Habilidades Ensino Fundamental:


v  Linguagem Oral:

v  (1H1) – Utiliza a fala para comunicar desejos, sentimentos e necessidades.

v   Práticas de Leitura:

v  (1H1) – Demonstra atitude como gostar de ler e se interessar pela leitura e pelos livros.

v  (1H2) - Participa, cotidianamente, de cantinhos ou roda de leitura, acompanhando as leituras feitas pela professora, manuseando livros e outros impressos, tentando “ler” ou advinhar o que está escrito.

v  (1H5)- Faz a leitura de textos apoiando-se nas ilustrações.

v  (1H15) – Escuta leitura realizada pela professora ou pelo colega, identificando o título, ilustrador, autor, gênero, o suporte.

v  (1H16) – Identifica o cenário, os objetos e as personagens de textos fonte.  

v  (2H2) – Resume histórias ouvidas, mantendo a idéia principal do texto- fonte.

Matemática:


v  (1H4) – Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em outras situações do cotidiano.

v  (1H5) – Identifica números em diferentes contextos.

v  (1H8) – Relaciona à idéia de número a quantidade correspondente.

v  (3H10) – Resolve e interpreta problemas empregando o Sistema Monetário Nacional.

Grandezas e medidas:


v  (1H4) – faz uso do conhecimento do Sistema Monetário Nacional através de situações- problema.

v  (2H3) – Estabelece seqüência temporal na realização de tarefas.

v  (2H6) – Percebe o significado de “troco” em simulações.

v  (3h6) – Identifica e usa corretamente os nomes das cédulas e moedas através de situações de compras e vendas.


Recursos:

v  “Cédulas de dinheirinho de brinquedo”, livros, revistas, almofadas, colchãozinho, decoração e estante.

Avaliação:

v  A avaliação da feira do livro será realizada na quarta-feira dia 05.09.2012 (Quarta-feira) nos turnos matutino e vespertino pelos docentes e pela gestão da escola.


OS ALUNOS DO 1º ANO PARTICIPANDO DA COMPRA DE LIVROS.
O DINHEIRO FOI FICTÍCIO.








Nenhum comentário:

Postar um comentário