Este projeto foi desenvolvido para a semana do aniversário de Jorge Amado.
FEIRA
DO LIVRO - 2012
A Feira do Livro 2012 é de grande importância, pois difunde a cultura através da literatura, socializando-a e democratizando-a em um ambiente aberto a todos, incentivando o hábito da leitura, falando ao público da importância da mesma, contribuindo, assim, para a elevação dos níveis de conhecimento, discernimento, embasamento cultural dos cidadãos.
Um dos objetivos da Feira do Livro é
agregar o maior número de alunos em torno das questões da leitura, é uma forma
de proporcionar que, cada vez mais, os educandos (discentes) e os docentes de
diferentes segmentos desde educação infantil ao terceiro ano do ensino
fundamental se integrem ao evento e se beneficiem das atividades oferecidas
pela feira do livro.
- Formar leitores incentivando a leitura, aproximando o público do conhecimento amplo que os livros proporcionam;
- Divulgar o trabalho dos profissionais da Biblioteca Betty Coelho da Boca do Rio como forma de aproximar o aluno aos diversos gêneros literários;
- Estimular a produção literária entre as crianças participantes da Feira;
- Ampliar e proporcionar ao público oportunidades de acesso à cultura, incentivando sua valorização através da participação das atividades na Feira;
- Promover a difusão do livro estimulando sua circulação como elemento de informação, lazer e cultura;
- Enfatizar os benefícios proporcionados pela leitura de bons livros no campo emocional e pessoal;
- Desafiar os estudantes a superar seus próprios limites, aumentando e diversificando a realização da leitura de bons livros.
- O
evento será realizado no dia 25/09/2012 (Quarta -feira), nos respectivos
turnos.
- Abertura
do evento – Contação de história.
- Os
livros serão separados, por valores e gêneros textuais para facilitar o
acesso das crianças aos livros.
- O
espaço que será realizado a Feira do Livro, será decorado com os
personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo. Os livros serão separados, por
valores já que estamos trabalhando também o sistema monetário, todas as
crianças receberão “Cédulas de dinheirinho de brinquedo” e gêneros
textuais para facilitar o acesso das crianças aos livros.
- O
espaço que será realizado a Feira do Livro será decorado com os
personagens do Sítio do Pica Pau Amarelo com algumas almofadas, colchões e
tapete.
- Cada
professor ficará responsável pela sua turma, assim como as apresentações
(Apenas um aluno irá apresentar-se).
- O
tempo de permanência será de trinta minutos por turma distribuídos da
seguinte forma:
- Primeiro
momento matutino: A turma grupo 5 (Professora Lívia) e 1º Ano A (
Professora Regina). No segundo momento 2º ano (Professora Elisangela) e o
terceiro momento: 3º Ano A (Professora Virgínia).
- Primeiro
momento vespertino: A turma grupo 4 (Professora Lívia) e Grupo 5
(Professora Edna Araújo). No segundo momento
- O
início a partir de 09:30 h (matutino) e as 15:00 h (vespertino),
tolerância de 15 minutos para o início da atividade.
- O
professor deverá registrar o nome do aluno que irá apresentar-se até o dia
03.09.2012 (Segunda-feira) e entregar na secretária.
- O
lanche será servido na sala apenas no dia da feira.
- Cada aluno terá direito de um ou
até dois exemplares.
- Quantidade disponível para realização
do evento: 382 livros, 60 revistas no total 442 entre livros e revistas.
v
Formação
Pessoal e Social:
v
Cuida
dos materiais de uso individual e coletivo.
v
Falar
e escutar:
v
Usa
a linguagem oral nas conversas e brincadeiras.
v
Ouve
com atenção e respeita a fala do outro.
v
Elabora
perguntas e respostas de acordo com os diversos contextos de que participa.
v
Reconta
histórias conhecidas com aproximação das características da história original
no que se refere a descrição de personagens, cenário e objetos com ou sem ajuda
do professor.
v
Participa
de situações de leitura realizada pelos adultos, interagindo com diferentes
gêneros textuais, conto, poemas, notícias de jornal, informativos, parlendas,
trava- línguas.
v
Observa
e manuseia materiais impressos, como livros, revistas, histórias em quadrinhos.
v
Valoriza
a leitura como fonte de prazer e entretenimento.
Números e sistema de numeração:
v
Identifica
números nos diferentes contextos em que se encontram.
v
Relaciona
à idéia de número a quantidade correspondente.
v Realiza experiências com dinheiro em
brincadeiras ou situações de seu interesse.
v
Linguagem
Oral:
v
(1H1)
– Utiliza a fala para comunicar desejos, sentimentos e necessidades.
v
Práticas de Leitura:
v
(1H1)
– Demonstra atitude como gostar de ler e se interessar pela leitura e pelos
livros.
v
(1H2)
- Participa, cotidianamente, de cantinhos ou roda de leitura, acompanhando as
leituras feitas pela professora, manuseando livros e outros impressos, tentando
“ler” ou advinhar o que está escrito.
v
(1H5)-
Faz a leitura de textos apoiando-se nas ilustrações.
v
(1H15)
– Escuta leitura realizada pela professora ou pelo colega, identificando o
título, ilustrador, autor, gênero, o suporte.
v
(1H16)
– Identifica o cenário, os objetos e as personagens de textos fonte.
v
(2H2)
– Resume histórias ouvidas, mantendo a idéia principal do texto- fonte.
v
(1H4)
– Utiliza contagem oral nas brincadeiras e em outras situações do cotidiano.
v
(1H5)
– Identifica números em diferentes contextos.
v
(1H8)
– Relaciona à idéia de número a quantidade correspondente.
v
(3H10)
– Resolve e interpreta problemas empregando o Sistema Monetário Nacional.
v
(1H4)
– faz uso do conhecimento do Sistema Monetário Nacional através de situações-
problema.
v
(2H3)
– Estabelece seqüência temporal na realização de tarefas.
v
(2H6)
– Percebe o significado de “troco” em simulações.
v
(3h6)
– Identifica e usa corretamente os nomes das cédulas e moedas através de
situações de compras e vendas.
Recursos:
OS ALUNOS DO 1º ANO PARTICIPANDO DA COMPRA DE LIVROS.
O DINHEIRO FOI FICTÍCIO.
Nenhum comentário:
Postar um comentário