sexta-feira, 12 de outubro de 2012

ORIENTAÇÃO PARA O CONCELHO DE CLASSE.

Acontece nesta sexta-feira, dia 05 de outubro, na Escola Municipal União Caridade e Abrigo o AC Pedagógico do III bimestre no turno matutino.Estarão presentes a diretora Mateuza, a coordenadora Namara,as professoras do grupo cinco até terceiro ano e a coordenadora da C.R.E ITAPUÃ .
Estará em pauta o Conselho de Classe











Abaixo apresentamos o modelo de orientação para o concelho de classe.




SOBRE O CONSELHO DE CLASSE
O conselho de Classe está de posse do processo de gestão político-pedagógico da escola, por meio de seu eixo central, que é a avaliação escolar, devendo, por isso, ser atentamente considerado na organização do plano de ação gestora de cada unidade escolar. Sendo, portanto uma forma de diagnóstico, aconselhamento, prognóstico, levantamento de soluções, apoio, incentivo, reformulação de objetivos, entre outras deliberações pertinentes.
Não é espaço para se rotular alunos e/ou professores, mas para se fazer observações concretas. É o momento de se pensar em intervenções adequadas a cada turma e/ou aluno que não apresentou desempenho favorável. É importante se pensar nas propostas da coordenação e/ou direção para a melhoria do fazer pedagógico, como também orientar os alunos sobre procedimentos de estudos e da importância da auto-avaliação. Outro aspecto que merece atenção é se discutir os recursos matérias e projetos que podem contribuir para um efetivo trabalho pedagógico.
Sendo a avaliação o eixo central das discussões dos conselhos de classe, é importante analisar e discutir os instrumentos utilizados para avaliação durante o bimestre.

ORGANIZAÇÃO DO CONSELHO DE CLASSE

Período
Com que propósito?
Inicio do ano letivo.
Diagnosticar, esclarecer, planejar ( visão geral ).

1º Conselho
Analisar os resultados do bimestre Diagnóstico da turma; alguns alunos em particular.
Propostas de intervenções.

2º Conselho
Acompanhamento (analise do progresso dos alunos)
Propostas de intervenções.

3º Conselho
Prognóstico, previsão do trabalho a ser desenvolvido.
Discutir procedimentos para recuperação final.

4º Conselho:
Avaliação Final.

1º Conselho
Diagnóstico da turma:

1. Desempenho individual e geral;
2. Hábitos, habilidades e desajustamentos;
3. Intervenções necessárias;
4. Seleção de recursos, meios e metodologia adequada.

2º Conselho
1. Retomada dos dados do 1º Conselho;
2. Análise do progresso do aluno;
3. Analisar a turma como um todo;
4. Análise da prática docente;
5. Plano de intervenção.

3º Conselho
1. Replanejamento e redimensionamento dos saberes que necessitam de maior investimento;
2. Revisão do plano de intervenção, se necessário.
3. Análise da prática docente;
4. Planejar procedimentos para recuperação final.

4º Conselho

1. Avaliação;

2. Informar ao aluno e/ou família da possibilidade de prosseguir seus estudos na série subseqüente;

3. Avaliação de cada componente curricular;

4. Avaliação do desempenho de todos os educadores envolvidos no processo educacional junto à escola;

5. Levantamento de dados para o planejamento do ano seguinte.

Como planejar o conselho de classe
Preparar a pauta da reunião listando os itens que precisam ser comentados e discutidos. Todos os participantes devem ter direito à palavra para enriquecer o diagnóstico dos problemas, suas causas e soluções.
Que documentos deve-se ter em mãos:

1. Educação Infantil
Plano de trabalho, ficha de avaliação diagnóstica da escrita, relação dos alunos que apresentam baixo desempenho, relatório sobre o perfil de cada grupo e outros que se fizerem necessários.

2. Ciclo I e II
Plano de trabalho, ficha de avaliação diagnóstica de escrita, relação dos alunos que apresentam baixo desempenho, relatório sobre o perfil de cada turma, conteúdos que vão ser necessitar de maior investimento para o desenvolvimento das habilidades propostas para o bimestre em questão e outros que se fizerem necessários.

3. 6º ao 9º Ano
Plano de trabalho do professor, relação dos alunos que apresentam baixo desempenho, conteúdos que vão necessitar de maior investimento e outros que se fizerem necessários.

Sistematização do Conselho de Classe.

1. Elaboração de cronograma das reuniões que ocorrerão durante o ano;
2. Elaboração de Pauta;
3. Registro em ata;

O Conselho de Classe deve ser um espaço de reflexão pedagógica em que os pais, alunos e professores, situam-se conscientemente no processo, servindo para reorientar a ação pedagógica, a partir de fatos apresentados e metas traçadas no Projeto Político Pedagógico.

É fundamental que a equipe chegue a um consenso em relação:

1. às avaliações de desenvolvimento dos alunos, considerando as singularidades de comportamentos, aprendizagens e histórias de vida de cada um;

2. às intervenções necessárias para melhorar o processo ensino-aprendizagem das turmas e dos alunos, individualmente.


              “A prática de pensar a prática é a melhor maneira                                                             de pensar 
certo”.             

                                                            (Paulo Freire)


Salvador, 2010
Equipe de Coordenadores Pedagógicos da CRE de Itapuã




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